O contracheque, também chamado de holerite, é o documento utilizado para registrar o salário de um funcionário. Ele serve para registrar que o indivíduo o local de trabalho do indivíduo e o seu rendimento. Por isto, muitas vezes o holerite é requisitado em situações que necessitam da comprovação de renda, como no aluguel de imóveis. Ademais, é muito importante que o funcionário tenha acesso ao seu contracheque para que se certifique que o seu empregador está cumprindo com o contrato firmado, uma vez que o documento possui informações importantes, como salário bruto, descontos e benefícios. É imprescindível que ele se certifique que todos os descontos estão sendo feitos legalmente, todos os meses.
Felizmente, os funcionários que têm conta salário podem obter o holerite na própria conta, seja por meio do dos terminais de autoatendimento ou no Internet Banking Caixa. Basta imprimi-lo ou consultá-lo online. Pelo Banco do Brasil, entre no Autoatendimento e realize o seu login, inserindo conta, agência e a senha do autoatendimento, que contém oito dígitos. Na próxima página, pode-se pesquisar por “Contracheque” na barra de busca, clicando no resultado “Extratos- Outros extratos- BB Contracheque”.
Após clicar nesta opção, irão aparecer alguns campos em branco no final da página, para que sejam inseridos a identificação do empregado, que é o CPF, mês e ano correspondentes ao holerite que deseja. Selecione “Continuar” e, depois, será emitido o contracheque que deseja. Abaixo, saiba mais sobre este assunto.
Emissão de contracheque na conta salário
A conta salário é utilizada para o recebimento de salários, 13º, participação nos lucros dentre outros valores que os empregadores podem repassar aos seus funcionários. Este é um serviço contrato pela própria empresa, que realiza um convênio com o banco. Desta forma, os funcionários passam a possuir uma conta bancária que permite certas movimentações, sem tarifas e os empregadores ainda fazem os seus pagamentos de forma mas facilitada e econômica.
Pela conta salário é possível obter o holerite, que também é chamado de contracheque. Como mencionado, é muito importante que todos os funcionários tenham um controle sobre o seu contracheque, pois este é um documento que possui diversas informações importantes acerca do salário do empregado. Também, o holerite demonstra quais os descontos realizados no rendimento do indivíduo. Existem os descontos obrigatórios, como os referentes a INSS, imposto de renda e vale-transporte, caso o funcionário o utilize. Ainda, há os impostos facultativos, como o relativo ao plano de saúde.
Para obter o seu contracheque na conta salário, pode-se usar alguns meios de atendimento, como os terminais de autoatendimento ou no Internet Banking Caixa. O holerite será impresso com todos os detalhes necessários ou então emitido online. Acima, já explicamos um poucos sobre como realizar esta emissão pelo Banco do Brasil, pode-se fazê-lo online, pela página de Autoatendimento do banco. Relembrando, é necessário buscar por “Extratos- Outros extratos- BB Contracheque” na barra de buscas e selecionar por tal opção.
Pelo banco Itaú, as empresas têm a escolha de disponibilizarem ou não para os seus clientes o holerite eletrônico gratuitamente, de acordo com o pacote de tarifas contratado. Ainda, o banco Bradesco disponibiliza o comprovante salarial, o holerite, via Internet Banking e Rede Bradesco Dia & Noite. Desta forma, reduz-se os custos com impressão e manuseio, além de oferecer comodidade e segurança aos funcionários.
Logo, como pode-se perceber, a maioria dos bancos oferecem a emissão de holerite por meios eletrônicos, como nos terminais de autoatendimento. No Internet Banking, procure pelos extratos de pagamento nas barras de busca, para encontrá-los de forma mais facilitada. Caso não consiga acessar o seu, ou se ele está sendo emitido com erros, contate a Central de Atendimento do seu banco e lhes comunique o problema.