Muitas empresas utilizam as contas salário para que possam pagar os seus funcionários, de forma mais facilitada e também econômica. Os empregadores realizam convênios com as instituições bancárias, para que os seus empregadores possam abrir as suas contas, com isenção de tarifas, e ainda realizar algumas movimentações de retirada e emissão de extrato, mesmo que limitadas. Por meio destas contas salário, em diversos bancos, há a possibilidade do funcionário realizar a emissão dos holerites, também chamados de contracheques, seja por meio dos terminais de autoatendimento ou Internet Banking.
Os holerites são os comprovantes de pagamento dos funcionários, nos quais estão expostas todas as informações acerca da remuneração dos indivíduos. Por exemplo, no documento estão discriminados os descontos relativos ao salário, sejam estes obrigatórios ou não, os benefícios e, também, o salário bruto do funcionário. Desta forma, o indivíduo pode ter controle sobre os seus recebimentos, se realmente estão corretos, etc.
Muitas pessoas possuem dúvidas se vão continuar a obter o seu holerite pela conta salário, mesmo que façam a portabilidade. A portabilidade de salário é uma transferência automatizada, na qual o banco em que está a conta salário transfere, todos os meses, o dinheiro para a conta escolhida pelo indivíduo. Mas, não é preciso se preocupar, pois é possível, mesmo com a portabilidade, obter o seu holerite diretamente na sua conta salário. Saia mais sobre isto abaixo.
Como obter o holerite na conta com portabilidade?
Como mencionado, é muito importante que todos os indivíduos fichados em uma empresa prestem atenção ao seu holerite, um documento que irá informá-lo o seu salário bruto, descontos e benefícios. Desta forma, o funcionário terá a segurança de que ele realmente está recebendo o que é de seu direito, sofrendo apenas os descontos obrigatórios, como INSS. Por isto, é imprescindível que o contracheque esteja em um local de fácil acesso.
Exatamente por este motivo, os bancos disponibilizam que, os indivíduos que tenham conta salário, emitam e retirem os seus holerites, referentes ao meses que desejam, por meio de terminais de autoatendimento, Internet Banking, dentre outros métodos. Desta forma, o documento passa a ser de fácil acesso, podendo ser emitido a qualquer momento.
No Banco do Brasil, o indivíduo que detém uma conta salário precisa apenas entrar na página de autoatendimento do banco e realizar o seu login, utilizando o número da sua conta, agência e a senha de oito dígitos. Após realizar o login, é preciso que o indivíduo pesquise, na aba de buscar, a palavra “Contracheque”.
Assim, basta clicar em “Extrato- Contracheque- BB Contracheque”. Depois, será necessário realizar a sua identificação de funcionário, utilizando o seu próprio CPF, e depois escolher o mês e ano referente ao holerite que deseja. É possível fazer um procedimento semelhante a este na maioria dos bancos, para que, assim, seja possível emitir o holerite.
Muitas pessoas têm a dúvida se é possível realizar o mesmo procedimento, para se obter o contracheque, mesmo que opte-se pela portabilidade. Como mencionado, a portabilidade de salário é um procedimento gratuito, no qual o titular da conta salário solicita que o seu salário seja transferido automaticamente, todos os meses, para uma outra instituição. Comumente, esta segunda conta perite que sejam feitas mais movimentações, visto que a conta salário é muito limitada, permitindo, por exemplo, somente cinco saques por mês.
Porém, não é preciso se preocupar pois, mesmo que tenha realizado a portabilidade de salário, é possível obter o seu holerite. O contracheque está relacionado à conta salário, e, ele continuará a ser emitido, visto que, primeiro, o salário será depositado nesta conta. Apenas depois que for depositado, ele será transferido para outra conta. Logo, você poderá obter o seu contracheque da mesma forma de que conseguiria caso não tivesse a portabilidade.