Existem diversas modalidades de contas bancárias, voltadas aos diferentes públicos. Por exemplo, a conta poupança é própria para pessoas que desejam poupar dinheiro de forma simples e segura, investindo-o em uma conta que possui rendimento fixo. Ainda, também existe a conta universitária, cujo o público principal são os estudantes universitários, assim como o nome sugere. Estas são contas correntes comuns, mas que possuem uma redução de tarifas e juros para se adequarem à classe para a qual é voltada. Também, as contas universitárias podem oferecer produtos, descontos e promoções personalizados para os universitários, como cartões de crédito sem exigência de comprovar renda.
Cada banco possui as suas particularidades no que se trata da conta universitária, oferecendo diferentes benefícios. Porém, comumente, esta modalidade de conta inclui a isenção de tarifa de manutenção e oferece cartões de crédito, cheque especial e empréstimos sem que seja exigida a comprovação de renda. Para obter uma conta universitária, é preciso ser um estudante de nível superior. Ademais, mesmo pessoas menores de idade, que tenham entre 16 e 18 anos, podem adquirir este produto, com a autorização dos representantes legais.
As contas universitárias podem ser utilizadas para o recebimento de salários, caso seja necessário. Como qualquer outra conta corrente, será possível receber o seu salário, transferi-lo, realizar retiradas, pagamentos, etc. Porém, não existe uma modalidade de conta salário universitária. Este produto ainda não é oferecido pelos bancos, que optam por disponibilizar a conta salário e a universitária, apenas. Abaixo, saiba mais sobre este assunto.
Conta Universitária
As contas universitárias têm se tornado muito comuns, principalmente pela variedade ofertada pelos bancos, que investem cada vez mais neste público jovem, e pelos benefícios oferecidos. Atualmente, grande parte das contas salário disponíveis no mercado proporcionam a isenção de tarifas de manutenção e de taxas, mesmo que por um determinado período. Também, estas contas comumente estão vinculadas a cartões de crédito econômicos, dentre outras linhas de crédito, com limites vantajosos, e que não exigem a comprovação de renda. Desta forma, os estudantes universitários, mesmo que não tenham fonte de renda fixa e comprovável, podem obter crédito de forma facilitada, o que é algo muito benéfico.
Como pode-se perceber, as contas universitárias fazem parte de uma subcategoria da conta corrente, contando apena com taxas coerentes ao público para o qual são destinadas. Ou seja, como os estudantes, de forma geral, não possuem fonte de renda, há taxas mais baixas, isenção de tarifas, dentre outros benefícios que são essenciais para os universitários. De certa forma, os bancos, ao disponibilizarem as contas universitárias com tantas vantagens, estão investindo em um público que, futuramente, terá provavelmente uma renda mais alta e, assim trará mais lucro à instituição.

Atualmente, é imprescindível que um jovem possua uma conta bancária. E, os universitários, possuem esta necessidade ainda mais latente, pois precisam realizar estágios, inciar a vida financeira, realizar compras referentes à vida acadêmica, etc. Assim, as contas universitárias são utilizadas para diversos fins. Um destes pode ser o recebimento de salários.
Assim como uma conta corrente comum pode receber salários, as contas universitárias também possuem esta possibilidade. Porém, não é uma conta voltada estritamente para este fim, como as chamadas conta salário. Enquanto as contas salário possuem sua abertura requisitada por uma empresa, as voltadas para o público que está no nível superior pode ser adquirida por qualquer pessoa que se encaixe nesta classe. Ainda, não existe uma conta salário universitária, em que o público alvo é, especificamente, os estudantes que necessitam receber os seus emolumentos.
Logo, caso seja um universitário que esteja necessitando de receber o seu salário, saiba que uma conta universitária é a melhor opção. Apesar de não existir uma modalidade específica para tal fim, a conta universitária possui diversas funcionalidades que irão atender aos requisitos, enquanto uma conta salário simples é mais restrita e possui poucas funcionalidades.