Posso Pagar Boleto na Conta Salário?

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto aos serviços que são disponibilizados na conta salário, visto que é de conhecimento geral que esta é uma modalidade de conta que possui certas limitações. Como a conta salário foi criada apenas com o intuito de receber o pagamentos dos funcionários de empresas conveniadas aos bancos, após a aprovação da utilização do sistema bancário para realização de pagamentos em 1984, ela proporciona serviços básicos. Estes serviços são essenciais para que os titulares das contas possam retirar o seu salário ou utilizá-lo para realizar pagamentos no débito, além de também proporcionarem a consulta de saldo e emissão de extrato completo.

Existem os serviços básicos exigidos a todos os bancos, segundo determinação do Banco Central do Brasil. Eles devem, obrigatoriamente, serem proporcionados aos clientes. Porém, cada empresa pode elaborar o seu convênio com o banco, personalizando-o de acordo com os serviços que desejam disponibilizar aos seus funcionários. Logicamente, por estes serviços adicionais, quem irá arcar com estas tarifas é a empresa responsável pela abertura das contas, ou seja, os empregadores. Por exemplo, as empresas podem escolher realizar um convênio que inclua a disponibilização de empréstimos para os seus funcionários ou não.

Em relação ao pagamento de boletos, isto pode ser feito utilizando o cartão magnético, na função débito, em casa lotéricas. Porém, os empregadores também podem incluir no seu convênio para a conta salário o pagamento de contas, faturas e boletos, inclusive através de débito automático, além da contratação de empréstimos, financiamentos e arrendamento mercantil. Abaixo, saiba mais sobre este assunto.

Pagando boletos com a conta salário

As contas salário são obtidas por pessoas que trabalham em empresas que possuem convênios com instituições bancárias. E, elas são abertas exclusivamente para o recebimento de salários, aposentadorias, pensões e similares. Logo, em suma, a conta salário é muito limitada, permitindo a realização de apenas alguns serviços mensais. É possível realizar até cinco saques mensais, duas emissões de extrato e duas consultas de saldo em terminais de autoatendimento ou guichê das agências. Ainda, estão assegurados aos clientes o fornecimento de um cartão magnético e a manutenção da conta.

Por meio deste cartão magnético, é possível realizar pagamentos na função débito. Ou seja, além de realizar compras comuns do dia-a-dia, pode-se realizar o pagamento de boletos em locais presenciais, como correspondentes bancários e unidades lotéricas. Como os usuários das contas salário não possuem acesso ao Internet Banking, não é possível utilizar esta plataforma para realizar o pagamento de boletos.

Os boletos podem ser pagos usando o cartão magnético.

Como pode-se perceber, o serviço de pagamento de boletos, de forma automatizada, não está disponível para a maioria das contas salário, visto que esta não é uma obrigatoriedade exigida pelo Banco Central do Brasil. Porém, é importante mencionar que a conta salário depende do contrato que é firmado entre a empresa responsável por esta e o banco. Logo, o convênio pode incluir a contratação de empréstimos, financiamentos e arrendamento mercantil, por parte dos funcionários, além de disponibilizar serviços adicionais. E, um destes serviços adicionais pode ser o pagamento de faturas, boletos e contas, inclusive em débito automático.

Porém, como mencionado, este serviço depende do contrato firmado com o banco. As contas salário simples não proporcionam tal serviço, visto que são disponibilizados, obrigatoriamente, nesta contas, apenas as operações básicas e essenciais.

Assim, visto o exposto, o único método garantido que todos podem usufruir para pagar boletos com a conta salário, independente do contrato firmado entre empresa e banco, é o que utiliza cartão magnético. Por isto, caso não saiba se a sua conta salário permite o pagamento de boletos, vá até um local, seja uma casa lotérica ou correspondente bancário, no qual irá pode pagar o seu boleto utilizando o cartão magnético, na função débito.

Deixe um comentário