De acordo com o artigo nº 463 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943, os salários devem ser pagos em espécie na moeda corrente do Brasil. Porém, com o tempo, este método de pagamento tornou-se inadequado, devido à falta de segurança. E, com a bancarização crescente, a legislação optou por aceitar os pagamentos feitos em cheque ou por depósito bancário, por meio da Portaria nº 3.281 do Ministério do Trabalho. Desta forma, surgiram as contas salário, para facilitarem o recebimento dos funcionários pelo sistema bancário.
As contas salário podem ser obtidas por funcionários de empresas que possuem convênios bancários, por meio de uma solicitação feita pelo próprio empregador. Estas contas são limitadas, podendo receber créditos apenas dos empregadores e possibilitando a realização de poucas operações bancárias por mês. São oferecidos cinco saques gratuitos, além da retirada de dois extratos completos. Ainda, como esta conta é aberta por uma exigência do empregador, ela não oferece quaisquer custos ao funcionário, sendo isenta de tarifas.
Os usuários das contas salário podem ter certas dúvidas em relação à esta modalidade de conta e, por isto, os bancos disponibilizam telefones 0800 para que os titulares possam se esclarecerem. Por exemplo, para os indivíduos que têm conta salário na Caixa Econômica Federal podem ligar para o telefone 0800 726 0101. Abaixo, saiba quais são os telefones referentes à outros bancos.
0800 dos bancos para conta salário
Como mencionado, a conta salário é aberta por meio de uma solicitação feita pelos empregadores. No geral, as empresas preferem firmar convênios com as instituições bancárias para que, assim, possam realizar o pagamento do salário de seus funcionários de forma mais barata e facilitada. E, isto é vantajoso especialmente para as empresas que possuem vários funcionários, de forma a automatizar este processo de pagamento e torná-lo menos trabalhoso. Em relação às tarifas, os funcionários não arcam com quaisquer custos de manutenção, visto que a solicitação de abertura foi feita pela empresa.
A conta salário possui uma dinâmica de funcionamento muito simples, visto suas limitações. Esta conta só recebe depósitos feitos pela empresa responsável pela sua abertura, possibilitando a realização de serviços básicos para a movimentação deste dinheiro. Pode-se realizar cinco saques, duas retiradas de extrato contendo a movimentação dos trinta dias anteriores, duas consultas de saldo e a obtenção de um cartão magnético.
Porém, mesmo que esta seja uma conta simples, ela pode ocasionar dúvidas aos seus usuários, sejam estas relativas ao funcionamento, operações, etc. Ademais, também é possível que ocorram certos erros nas contas. Para que tais dúvidas sejam sanadas e os erros, corrigidos, os bancos disponibilizam telefones 0800 para que os clientes entrem em contato, sejam estes exclusivos para as contas salário ou não. Confira-os abaixo:
Banco do Brasil: Em caso de dúvidas relativas à conta salário do Banco do Brasil, entre em contato com o atendimento da instituição por meio dos telefones 4004 0001, para capitais, e 0800-729-0001, para demais localidades.
Caixa Econômica Federal: O número do canal de atendimento por telefone, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, é 0800 726 0101.
Bradesco: Os clientes Bradesco podem ligar para o Fone Fácil, no número 0800 570 0022, para regiões que não sejam capitais e metropolitanas. Ainda, há o SAC Bradesco, cujo telefone é 0800 704 8383.
Itaú: No Itaú, pode-se ligar para o SAC, cujo o número é 0800 728 0728.
Santander: Os clientes Santander que desejam realizar consultas, obter informações ou realizar serviços transacionais devem ligar para 0800 702 3535, número no qual o atendimento é 24 horas por dia, todos os dias. Porém, caso queiram tratar de assuntos financeiros, como informações, dúvidas, solicitações e consultas relacionadas à financiamento, devem discar 0800 722 9090, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. É importante lembrar que estes telefones não são destinados às regiões metropolitanas e capitais.