Que Horas o Salário Cai na Conta?

Existem diversos prazos de pagamento para os salários, que são determinados de acordo com a regime de trabalho do funcionário. Por exemplo, os empregadores domésticos tem até o dia sete do mês para pagar os salários do mês anterior aos seus funcionários. Já os funcionários que recebem mensalmente devem receber o pagamento, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente, caso não tenha outros critérios mais favoráveis adotados em documento coletivo de trabalho. E, para realizar a contagem dos dias, a fim de determinar o prazo para o pagamento do salário, deve-se considerar o sábado, excluindo-se apenas o domingo e feriados.

Nos dias determinados, como os mencionados acima, os empregadores devem realizar o pagamento do salário de seus funcionários, utilizando o holerite, assinado pelo empregado, em dia útil e no local de trabalho do funcionário, dentro do horário de serviço ou logo após o encerramento deste. Porém, nem todos os empregadores realizam o pagamento desta em forma, em dinheiro vivo, pois também estão autorizados a fazê-lo pelo sistema bancário, método facilitador e mais rápido.

A hora de pagamento do salário depende, de acordo com o empregador. Caso o empregador decida por realizar os seus pagamentos por TEV, algo comum para as empresas que possuem convênios com bancos e exigem contas salário de seus funcionários, o salário irá cair alguns minutos após feita a transferência. Em relação à TED, o salário cairá na conta após meia hora, aproximadamente, caso a operação seja feita até as 17 horas do dia útil. Porém, caso os empregadores optem por realizar o DOC, o salário cairá em até um dia útil. Abaixa, saiba mais acerca de quando o salário cairá, de acordo com o método de pagamento utilizado pelo empregador.

Quando é creditado o salário?

O artigo nº 463 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943, definia que o salário do empregado deve ser pago em espécie e na moeda corrente do Brasil. Porém, com a evolução das tecnologias e da bancarização dos indivíduo, a legislação foi modificada. Em 1984, a Portaria nº 3.281 do Ministério do Trabalho autorizou que os empregadores localizados no perímetro urbano realizem os pagamentos de seus funcionários em cheque ou por depósito bancário. Porém, para que sejam utilizados este método de pagamento, por meio de crédito em conta corrente, é necessário ter o consentimento prévio do trabalhador.

Ainda, de acordo com a lei, o pagamento deve estar disponível para o funcionário  até o 5º dia útil do mês subsequente, exceto caso esteja determinado por contrato um prazo mais favorável ao funcionário. Por exemplo, quanto o funcionário se beneficia com o adiantamento quinzenal.

Caso o empregador e o funcionário optem pelo crédito em conta corrente, é possível que este seja feito por meio de diversas operações bancárias. E, de acordo com estas operações, a hora em que o salário cai na conta do funcionário irá variar.

Entenda quando o salário cai na conta
O salário deve ser pago até o quinto dia útil do mês.

Se o empregador possuir um convênio com o banco, os seus funcionários terão uma conta salário e o pagamento será feito por meio da TEV, uma transferência realizada entre contas da mesma instituição bancária. No caso da TEV, ela é compensada em poucos minutos após a operação. Ou seja, caso o empregador realize o pagamento às 10 horas da manha, no mais tardar, às 10h30, o dinheiro estará na conta do indivíduo. Ainda, se o empregador realizar uma TED, a Transferência Eletrônica Disponível, o dinheiro também será creditado em poucos minutos, exceto se a operação for feita após as 17 horas.

Porém, se o empregador optar pelo depósito bancário no Caixa Eletrônico ou pelo DOC (Documento de Origem de Crédito), o dinheiro irá cair na conta do funcionário em até um dia útil. Logo, para determinar a hora em que o salário cai na conta do funcionário, é preciso saber qual o método utilizado para o pagamento deste.

4 comentários em “Que Horas o Salário Cai na Conta?”

  1. Fiz a portabilidade do meu salario do Bradesco pro itau o meu pagamento e hoje 04/11/2022 ate agora abri o aplicativo e não tem nada sendo que quando era no Bradesco meia noite já estava na minha conta e não tem nada no Itaú e nem Bradesco o porquê isso o que devo fazer .e também fiz acordo e só vivem me cobrando juros se eu pago dia 25 de cada mes os 25.00 já tem uma lançamento futuro aí do dia 03/12 sendo que meu acordo e dia 25 aí vai tendo só juros

    Responder

Deixe um comentário