A conta poupança substitui a conta corrente de muitas pessoas. Esta é uma conta que pode ser aberta mesmo por pessoas que estão com o nome negativado, e ainda não possui tarifas de manutenção. Ou seja, muitos que não têm acesso às contas corrente ou que não querem se submeter à tarifas bancárias, optam pela poupança, por esta ser uma alternativa mais acessível e econômica. Além destas vantagens, a caderneta de poupança também oferece alguns serviços mensais do pacote básico, como dois saques por mês no atendimento do banco ou em caixa eletrônico e duas transferências por mês para outra conta de mesma titularidade. E, também a conta poupança apresenta rendimento.
Por a conta poupança ser tão acessível e econômica, muitas pessoas desejam receber o seu salário por ela. Porém, isto não é possível, pois ela foi criada com o intuito de poupar dinheiro, e não para movimentá-lo. O salário só pode ser pago diretamente em contas salário ou corrente, abertas no nome do funcionário que irá receber o valor. Entretanto, a portabilidade de salário pode ser solicitada para uma conta poupança, para que o indivíduo receba uma transferência automatizada do seu salário, todos os meses, nesta conta escolhida. Desta forma, ele cai na conta salário e é automaticamente enviada para a caderneta. Abaixo, saiba mais sobre isto.
Salário na conta poupança
Apesar das contas correntes possuírem diversas funcionalidades, oferecendo diferentes operações, serviços e produtos aos seus titulares, como transferências, empréstimos, cartões de crédito, cheque especial, dentre outros, muitos não desejam possuir esta modalidade de conta, devido às tarifas de manutenção que comumente são cobradas. E, por isto, a conta poupança passa a ser uma ótima opção, por ser isenta de tarifas, oferecer serviços básicos e ainda proporcionar o rendimento do dinheiro.
A poupança possui um pacote de serviços básicos, que devem ser oferecidos por todos os bancos e não podem ser cobrados. Com esta conta, pode-se obter um cartão magnético para compras no débito e saques, realizar dois saques mensais no atendimento do banco ou em caixa eletrônico, duas transferências por mês para outra conta de mesma titularidade, retirar dois extratos completos que informem a movimentação dos últimos trinta dias e um extrato detalhado da movimentação da poupança até o dia 28 de fevereiro de cada ano, além de poder realizar consultas ilimitadas da conta pela internet.
Porém, a conta poupança só pode ser utilizada quando possui saldo, visto que ela não proporciona cheque especial, empréstimos, cartões de crédito, dentre outros serviços semelhantes. Entretanto, mesmo com estas limitações, muitos optam pela poupança devido ao rendimento que esta conta oferece, de acordo com a taxa referencial (TR) e a Selic. Quando a Selic está abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% do valor desta taxa básica mais a Taxa Referencial (TR). Quando a Selic está maior do que 8,5% ao ano, o rendimento é de 0,5% ao mês mais a TR.
Em relação aos pagamentos que podem ser feitos na conta poupança, este são ilimitados, visto que ela pode receber transferências e depósitos de diferentes origens. Porém, no que se trata do recebimento de salário, isto não pode ser realizado, pois, de acordo com a CLT, este tipo de pagamento só pode ser feito para contas corrente e salário. Como a poupança foi criada para poupar dinheiro, e não movimentá-lo, receber o salário neste tipo de conta não é uma opção.
Entretanto, o recebimento de salário na conta poupança pode ser feito por meio da portabilidade de salário. Como a poupança recebe transferências de qualquer conta, é possível que sejam feitas as transferências automatizadas do salário todos os meses. Porém, para que a portabilidade seja efetivada, é necessário que esta conta seja de mesma titularidade que a conta salário. Logo, ambas devem estar no nome dos empregados.