Atualmente, é uma opção do empregador pagar o salário dos seus funcionários utilizando o sistema bancário, o que é uma grande evolução, visto que, antigamente, podia-se realizar este pagamento apenas por meio do dinheiro em espécie. E, como usar o sistema bancário não é uma obrigatoriedade, mas sim uma escolha, a empresa que optar por este método deve proporcionar ao seu empregado uma conta bancária isenta de tarifas, visto que o funcionário não tem a obrigatoriedade de abrir uma conta corrente apenas para o recebimento do seu salário. Esta conta, isenta de tarifas e solicitada pelo empregador, é a conta salário, aberta devido a um convênio firmado entre o empregador e o banco de sua escolha.
A conta salário não pode ser aberta por escolha e solicitação do próprio indivíduo, sendo necessário apresentar uma carta de encaminhamento de sua empresa. E, também, esta modalidade de conta pode receber depósitos à vista apenas do empregador responsável por ela, além de possuir diversas outras limitações. São oferecidos, mensalmente, apenas algumas operações básicas gratuitas, como cinco saques, duas consultas de saldo, duas emissões de extrato, etc. Além disso, o titular da conta salário tem acesso a um cartão magnético, de débito. Este cartão não possui a função crédito, uma vez que a conta salário não possibilita ao obtenção de crédito, seja por cartão, cheque especial, cheque, dentre outros meios.
Posso usar cartão de crédito vinculado a conta salário?
A conta salário foi criada com um propósito muito simples, de apenas receber os salários dos funcionários de empresas conveniadas a algum banco. Esta modalidade de conta foi criada com o intuito de facilitar o processo de pagamento, que antes era feito, estritamente, por meio do dinheiro em espécie. O pagamento em espécie enfrenta diversas dificuldades, como a falta de segurança, devido à possibilidade dos empregados serem assaltados, após o pagamento. Também, ao permitir o uso do sistema bancário, evita-se que os empregadores tenham que possuir muito dinheiro em caixa, o que também é perigoso.
Por isto, como a conta salário pode receber apenas depósitos à vista do empregador responsável por ela, possui diversas limitações. São oferecidas, como dissemos acima, apenas algumas operações mensais, que proporcionam a movimentação básica do dinheiro. Pode-se fazer, gratuitamente, até cinco saques, duas consultas de saldo e duas emissões de extrato por meio dos terminais de autoatendimento ou diretamente nos guichês, além da manutenção da conta.
Para que os titulares das contas salário possam realizar estas operações, é disponibilizado a eles um cartão magnético, que funciona apenas na função débito. Ou seja, pode-se realizar pagamentos com este cartão apenas se a conta salário tiver saldo positivo e suficiente. Não é disponibilizado um cartão de crédito e este cartão de débito também não possui dupla função, uma vez que a conta salário não oferece qualquer tipo de crédito, seja no cartão, cheque, cheque especial, dentre outros produtos.
Como ter cartão de crédito com conta salário?
Caso você deseje facilitar a sua vida, obtendo um cartão de crédito da mesma conta na qual recebe o seu salário, é possível transformar a sua conta salário em conta corrente ou mesmo solicitar a portabilidade de salário para uma conta corrente em um banco de sua preferência. Porém, como mencionado acima, não há a possibilidade de obter-se um cartão de crédito da conta salário.
A portabilidade de crédito é um processo gratuito, por meio do qual pede-se a transferência automática e mensal do seu salário para uma conta corrente. A portabilidade é um direito do indivíduo, visto que ele não é obrigado a utilizar um banco que não escolheu e, talvez, não goste. A solicitação para a portabilidade pode ser feita no próprio banco no qual está interessado.