Como Usar a Conta Salário?

No nosso dia-a-dia, é mais comum lidarmos com modalidades de contas bancárias específicas, como a conta corrente e poupança. Elas oferecem funcionalidades ideais para as pessoas que necessitam movimentar o seu dinheiro no cotidiano, realizando saques, transferências, emissão de extratos, operações online, dentre outros serviços. Porém, quando um indivíduo entra em uma empresa, ele comumente terá que lidar com outro tipo de conta bancária, a conta salário. A conta salário é própria para o recebimento de salários, 13º, pensão, participação nos lucros, dentre outros valores. Por isto, ela possui funcionalidades voltadas exatamente para este fim.

Para facilitar o pagamento do salário de seus funcionários, as empresas podem contratar um banco para realizar estas transações. Logo, elas escolhem a instituição que mais lhe favorecem e direcionam o seu funcionário ao banco, com um requerimento de abertura de conta. A conta salário é aberta no nome do funcionário, isenta de quaisquer tarifas. O uso da conta salário pode ser algo vantajoso, principalmente pelas pessoas que ainda não são bancarizadas. Por isto, saiba como usar esta conta abaixo.

Utilizando a conta salário

A conta salário é, como mencionado, uma conta cujo principal objetivo é o recebimento de salários, aposentadoria, pensões, 13º salários, dentre outros benefícios e rendimentos. Esta conta é aberta a partir de um requerimento feito pelo empregador ao banco com  qual tem uma parceria. De forma geral, a negociação feita entre os empregadores com os bancos determinam a abertura apenas de uma conta salário simples aos seus funcionários, mas podem ser incluídos outros serviços no contrato, como empréstimos consignados. Caso não haja esta negociação adicional, o funcionário terá aberta em seu nome uma conta salário simples.

Como esta conta possui um objetivo muito simples, que é apenas o recebimento de salário, ela também é limitada, oferecendo apenas serviços básicos. Não há a possibilidade do uso de cheque, de cartão de crédito ou mesmo do saldo negativo, proporcionado pelo uso do cheque especial. Ainda, como a conta salário é aberta no banco que mais proporciona benefícios ao empregador, diminuindo seus custos no que se trata do pagamento de salários, o funcionário não pode escolher a instituição.

Desta forma, como a abertura da conta é exigida pelo empregador, o trabalhador não precisa arcar com quaisquer custos relativos à conta. Ou seja, a conta salário é isenta de tarifas. Logo, mesmo que a conta salário seja básica e possua suas limitações, ela pode ser muito vantajosa para pessoas que ainda não possuem contas bancárias, mas que precisam realizar pagamentos com cartão de débito, de um local seguro para guardar o seu dinheiro, etc.

Conta salário
A conta salário pode ser usada para realizar operações básicas, como até cinco saques mensais.

Pode-se usar a conta salário para fazer até cinco saques, duas consultas mensais de saldo, retirada de até dois extratos contendo toda a movimentação da conta nos últimos trinta dias e ainda a manutenção da conta. Além disso, pode-se obter um cartão magnético. Estas operações são gratuitas e mensais.

Também, caso não queira usar a conta salário de fato, seja por não gostar do banco escolhido pelo seu empregador ou já possuir outra conta na qual deseja realizar suas movimentações, pode-se realizar a portabilidade de salário. A portabilidade é um serviço gratuito que pode ser solicitado no banco para o qual deseja que o seu salário vá, todos os meses. Assim, esta transferência é automatizada e, no mesmo dia em que o seu salário for creditado na conta salário, ele será enviado para a conta de preferência do cliente.

Desta forma, como pode-se perceber, a conta salário é para ser utilizada de forma simples, apenas para receber os seus emolumentos. Realizando os cinco saques gratuitos por mês, pode-se retirar integralmente ou parcialmente o salário. E, a transferência pode ser feita apenas integralmente, pela portabilidade. Porém, esta transferência de recursos só pode ser feita para uma conta que esteja no mesmo nome do funcionário que possui a conta salário.

Deixe um comentário