Conta Salário Tem Acesso ao Internet Banking?

As contas salário são utilizadas por milhares de indivíduos, que trabalham em empresas conveniadas à certas instituições financeiras. Estas contas são utilizadas para que os empregadores possam realizar o pagamento de salário dos seus funcionários de forma facilitada, rápida e mais econômica, não necessitando do pagamento de tarifas relativas à transferência interbancárias. E, estas contas também são vantajosas para os próprios titulares, pois permite que eles se tornem bancarizados, guardando o dinheiro em um local seguro, sem que necessitem que arcar com tarifas de manutenção.

Porém, enquanto a conta salário se apresenta benéfica em certos aspectos, ela também demonstra limitações. É permitida a realização de apenas alguns serviços mensais gratuitos, além da portabilidade de salário também isenta de tarifas. Tem-se direito a realização de até cinco saques a cada salário, manutenção da conta, duas consultas
mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento ou diretamente nos guichês de caixa e a emissão de até dois extratos completos com a movimentação dos últimos trinta dias. Ainda, o cliente tem direito à obtenção do cartão magnético, a não ser que for preciso a emissão de uma segunda via por roubo, perda, dentre outros motivos.

Infelizmente, o cartão da conta salário não tem acesso aos canais de Internet Banking dos bancos, visto que este não é um serviço determinado pelo Banco Central do Brasil. Abaixo, saiba mais sobre este assunto e entenda como podem ser feitas suas consultas.

Os titulares da conta salário têm acesso ao Internet Banking?

Como mencionado, as contas salário são limitadas, em relação ao serviços disponibilizados. E, isto ocorre pois esta conta possui um propósito muito simples, que é apenas o recebimento de salários, pensões, auxílios e certos benefícios referentes ao trabalhador. A conta salário foi criada, como pode-se perceber, para facilitar a relação entre o empregador e o seu funcionário, principalmente no que refere-se ao pagamento.

A conta salário não realiza a cobrança de tarifas aos seus titulares, os funcionários das empresas que possuem convênios com os bancos. Por isto, ela proporciona, também, apenas os serviços essenciais para que estes possam acessar o seu dinheiro, além de consultar o saldo disponível na conta. De acordo com o Banco Central do Brasil, os bancos devem disponibilizar aos clientes das contas salário até cinco saques a cada salário, duas emissões de extratos com a movimentação da conta nos últimos trinta dias, por meio dos terminais de autoatendimento ou diretamente nos guichês de caixa, duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento ou nos guichês de caixa e a manutenção da conta.

Internet Banking
Os clientes da conta salário não possuem acesso ao Internet Banking.

Os titulares das contas salário não possuem acesso ao Internet Banking, como pode-se perceber. Este seria um serviço adicional, que não é exigido pelo Bacen. As consultas ao saldo e emissões de extratos podem ser realizadas por meio dos terminais de autoatendimento ou nos guichês das agências, de forma que não há a necessidade do acesso ao Internet Banking, seja pelo computador ou pelos aplicativos.

Além disso, o acesso ao Internet Banking torna-se ainda mais desnecessário no caso das contas salário pois estas não disponibilizam crédito aos seus titulares, além de também não possibilitarem a realização de transferências parciais de valores. A única transferência que pode ser feita na conta salário dá-se por meio da portabilidade de salário, um serviço gratuito que deve ser disponibilizado pelos bancos. A portabilidade de salário possibilita que o salário do indivíduo seja transferido, integralmente e mensalmente, para outra conta, indicada pelo titular.

E, muitas pessoas optam pela portabilidade de salário exatamente para terem acesso a contas com mais funcionalidades, como as contas corrente, de pagamento ou até mesmo as cadernetas de poupança. Em alguns bancos, como o Santander, por exemplo, os clientes da conta salário também não possuem acesso a Central de Atendimento.

Deixe um comentário