As instituições bancárias oferecem a alguns clientes, titulares de contas correntes, o serviço de cheque especial. O cheque especial é um limite de crédito pré-aprovado que fica disponível na cona do indivíduo caso este necessite utilizá-lo para alguma emergência, como pagamento de contas. Quando usa-se o cheque especial, a conta torna-se negativa, até que sejam creditados novos valores nesta, cobrindo o que foi utilizado do limite de crédito. Não é recomendado que este serviço seja utilizado por um tempo prolongado, devido aos altos juros que são cobrados por sua utilização. Em fevereiro de 2020, a taxa média de juros do cheque especial era 7,96%, visto que o limite é 8% ao mês.
Devido a estas questões relativas à negativação e juros das contas, muitas pessoas possuem dúvidas se as contas salário podem ficar negativas, assim como as contas correntes. As contas salário são próprias para o recebimento de salários, 13º salário, participação em lucros, pensões, dentre outros valores. Logo, como o objetivo desta modalidade de conta é específico, as funcionalidades também são restritas. Desta forma, com na conta salário não há a possibilidade de obter cheque, cartão de crédito ou cheque especial, não é possível que a conta fique negativa.
Assim, como a conta salário não fica negativa, também não correm os juros que comumente incidem sobre o saldo devedor das contas correntes. Abaixo, conheça mais sobre as funcionalidades das contas salário e entenda quais são os serviços disponibilizados nesta modalidade.
As contas salário podem ficar no vermelho?
A conta salário é um serviço bancário que pode ter sua abertura solicitada ao trabalhador pelo seu empregador, para que este possa realizar o pagamento do salário do funcionário, repasse de 13º salário, participação dos lucros, dentre o pagamento de outros valores. Assim, para que um indivíduo abra uma conta salário em seu nome, ele precisa ir até a agência bancária indicada pelo seu empregador com uma carta de recomendação.
Nem todas as empresas solicitam uma conta salário, pois elas podem adotar outros métodos de pagamento para os seus funcionários, utilizando, por exemplo, o dinheiro vivo. Porém, é comum que as empresas peçam a abertura da conta salário para diminuir os custos relativos à transferências e pagamentos, além de otimizar o tempo, realizando vários pagamentos ao mesmo tempo e rapidamente.
O empregador que escolhe o banco no qual deve ser aberta a conta salário. Comumente, ele também pode indicar uma agência específica, com a qual tem uma boa relação com o gerente. Porém, caso o funcionário não queira utilizar a conta para movimentar o seu dinheiro, é possível pedir a portabilidade de salário para uma conta de outra instituição ou da mesma. Assim, o dinheiro é transferido automaticamente, todos os meses, sem quaisquer custos.
Ademais, como mencionado, na conta salário há certos serviços que são disponibilizados gratuitamente. Pode-se realizar até 5 saques, 2 consultas de saldo e 2 consultas de extrato por mês. Não é permitido realizar movimentações online. E, para pegar empréstimos consignados, que são descontados diretamente no salário, a empresa que solicitou a abertura da conta salário deve ter um acordo com o banco, possibilitando este empréstimo.
Porém, as contas salário não permitem a disponibilização de cartões de crédito, cheque especial ou cheque para os seus usuários. Desta forma, como não a possibilidade de obter-se estas linhas de crédito vinculadas à conta salário, não é possível que a conta fique negativada. E, sem que o saldo fique negativo, também não há a cobrança de juros.
Assim, não é preciso se preocupar com o saldo negativo no que se trata de contas salário. Caso o indivíduo não tenha dinheiro na conta e deseje fazer uma compra ou pagamento, este será recusado, ao invés de ser debitado na conta e deixá-la negativa.