O Nubank foi uma das instituições que realmente decretaram o fim da complexidade bancária no país, oferecendo cartões de crédito com zero anuidade, contas digitais sem tarifas de manutenção, que rende mais que a caderneta de poupança, e um atendimento totalmente online. Por isto, muitos indivíduos que estavam acostumados a lidar com os bancos tradicionais decidiram migrar para o Nubank. E, isto, leva também à procura dos indivíduos por receberem os seus salários nesta instituição, para que possam movimentar o seu dinheiro de forma mais livre, arcando com menos tarifas, etc.
Infelizmente, antes de julho de 2018, não era possível utilizar as contas não-bancárias, como as contas digitais do Nubank, para o recebimento de salário. Porém, a partir do dia primeiro deste mês, uma medida do Banco Central autorizou que os titulares de contas salário solicitem a portabilidade para, além das contas corrente, as contas não-bancárias. Desta forma, mesmo que o Nubank não ofereça a modalidade de conta salário para os seus clientes, visto que esta empresa não é um banco, mas sim uma instituição de pagamento, pode-se receber o salário pela NuConta, por meio da portabilidade de salário. Abaixo, saiba um pouco mais sobre esta questão.
Como receber o salário pela NuConta?
Muitas pessoas desejam receber o seu salário pelo Nubank, uma das instituições mais utilizadas atualmente, devido à facilidade digital que ela proporciona. Porém, infelizmente, o Nubank não proporciona aos seus clientes a modalidade de conta salário, uma vez que esta é uma instituição de pagamento, não bancária. Logo, o indivíduo que necessitar de uma conta salário não pode realizar o recebimento dos seus valores diretamente nesta instituição, uma vez que não há esta opção. Entretanto, pode-se optar pela portabilidade, para receber o seu salário na NuConta, algo que é feito por muitas pessoas, desde que isto foi autorizado.
A portabilidade de salário para contas não-bancárias, como as contas de pagamento digitais, disponibilizadas pelo Nubank, foi autorizada em primeiro de julho de 2018, pelo Banco Central do Brasil. Anteriormente, esta portabilidade só podia ser realizada para contas corrente, mas, desde que as contas de pagamento também foram permitidas, isto abriu muito mais opções para os indivíduos.

Para pedir a sua portabilidade para a NuConta, não é preciso entrar em contato com o banco que hospeda a sua conta salário, mas sim o próprio Nubank. Assim, ele que terá que lidar com a mudança, solicitando-a para o banco no qual está a sua conta salário. Como todas as outras operações feitas pelo Nubank, a portabilidade também é solicitada pelo aplicativo.
Basta entrar no seu app Nubank e, na tela incial, clicar em “Depositar”, diretamente nos atalhos. Após, isto, acesse a opção “Receber Salário”. Na próxima tela, irá aparecer uma breve explicação acerca da portabilidade de salário e realização desta para a NuConta. Caso concorde com tudo dito, clique em “OK”. Em seguida, insira o CNPJ do seu empregador. Esta informação pode ser obtida no seu holerite, também chamado de contracheque, carteira de trabalho ou mesmo no RH da empresa.
O próximo passo será inserir a razão social do seu empregador, ou seja, o nome. Depois, basta selecionar o banco no qual a sua empresa faz o pagamento da folha de salários dos seus funcionários. Caso já saiba qual é a instituição e não precise procurá-la na lista disponibilizada, simplesmente insira o nome na barra de busca. Após este passo, insira a senha de 4 dígitos do seu cartão e finalize a operação.
Basta aguardar a confirmação do Nubank. A portabilidade deve ser efetivada em até cinco dias úteis, conforme determinação do Banco Central. Após concluída esta operação, o seu salário será transferido automaticamente, todos os meses, para a sua NuConta, sem preocupações. Confira no vídeo abaixo todo o processo que deve ser feito.