A conta salário é aberta por meio de uma solicitação do empregador, que escolhe um banco no qual deseja realiza realizar o pagamento de seus funcionário e estabelece um convênio. Apenas o empregador responsável pela conta salário pode realizar depósitos nesta, e, ela serve exclusivamente para o recebimento de salários, soldos, participação nos lucros, dentre outros benefícios. Além desta limitação, a conta salário possui diversas outras, relativas aos serviços e operações que podem ser realizadas nesta.
De acordo com o Banco Central do Brasil, as contas salário devem proporcionar a realização de até cinco saques mensais, consulta de pelo menos dois saldos e emissão de pelo menos dois extratos dos últimos trinta dias, sendo que todos estes serviços podem ser feitos por meio dos terminais de autoatendimento e guichês.
Além das questões citadas acima, as contas salário também proporcionam aos seus usuários um cartão magnético, a não ser se o titular a conta precise de uma segunda via para reposição, em casos de perda, roubo ou dano. O cartão magnético da conta salário permite apenas compras no débito e saques, uma vez que não é possível usar a função crédito, já que ela não está disponível para esta modalidade de conta. Abaixo, saiba mais sobre a disponibilização de crédito das contas salário.
Posso ter cartão de crédito na conta salário?
Muitas pessoas, antes de precisarem abrir uma conta salário, para receberem os valores referentes ao seu trabalho, não tiveram contato com esta modalidade de conta e, por isto, não conhece suas funcionalidades, regras, dentre outras características. Porém, não é preciso se preocupar, pois a conta salário é simples de ser utilizada, visto que possui como principal objetivo apenas o recebimento de salários, soldos, participação nos lucros, benefícios, dentre outros valores advindos do trabalho do indivíduo. Apenas, o empregador, responsável pela conta salário, pode realizar depósitos nesta conta.
Como a abertura da conta salário é exigida pelo empregador, de acordo com o Banco Central do Brasil, o funcionário está isento das tarifas referentes ao serviços de manutenção da conta, realização de até cinco saques mensalmente, realização de duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento ou nos guichês de caixa, além do fornecimento de pelo menos dois extratos com a movimentação da conta nos últimos trinta dias, também por meio dos terminais de autoatendimento ou nos guichês de caixa. Além de todos estes serviços, os titulares das contas salário também têm acesso, de forma gratuita, a um cartão magnético.
O cartão magnético da conta salário funciona apenas na função débito, uma vez que esta modalidade de conta não permite a obtenção de linhas de crédito, como cheque especial, cheque, cartões de crédito, etc. Ou seja, pode-se realizar apenas pagamentos no débito e retiradas de dinheiro, caso a conta possua saldo. Os titulares de contas salário que desejam obter empréstimos consignados, também, devem negociar isto com o banco e ver se o convênio feito pelo seu empregador inclui tal possibilidade.
A conta salário não possui cartão de crédito mas, caso o indivíduo realmente deseje obter um, pode-se realizar um upgrade da conta salário para uma corrente. Assim, poderá usufruir de todos os benefícios de ter uma conta completa. Basta entrar em contato com o seu banco. Uma grande diferença entre estes dois tipos de conta, por exemplo, é a possibilidade de realização de transferências. Pela conta salário, pode-se efetivar apenas transferências do valor total do salário, mensalmente, por meio da portabilidade.
Outra possibilidade é a do cliente contratar um cartão de crédito avulso, desvinculado da conta salário. Isto pode ocorrer em diversos bancos, que proporcionam que os indivíduos contratem cartões que não estão vinculados a contas corrente.