Mudei de Empresa, Posso Usar a Mesma Conta Salário?

As empresas de médio e grande porte comumente optam por firmarem contratos com os bancos, para que possam realizar pagamentos dos fornecedores, emissão de boletos, além de realizar outros serviços bancários cotidianos, de uma forma mais econômica e facilitada. Caso contem com uma parceria e bom relacionamento com os bancos, as empresas também podem obter empréstimos, cartões de crédito com limites vantajosos, etc. E, ainda, podem proporcionar aos seus funcionários as contas salário, para que possam ser feitos os pagamentos dos salários de forma rápida, segura e menos custosa.

A conta salário é aberta por meio de uma solicitação da empresa, feita ao banco. Assim, o funcionário só precisa levar o requerimento, geralmente uma carta, até o banco, juntamente com os seus documentos. Como esta conta é própria para receber apenas o salário, 13º, pensão, dentre outros valores, ela só pode receber depósitos feitos pelo empregador responsável pela conta.

Por isto, caso um indivíduo saia da empresa que solicitou a sua conta salário, ele não pode utilizá-la para receber o dinheiro de outro empregador. Não é possível usar a mesma conta salário para receber pagamentos feitos por um empregador diferente. É necessário, nestas situações, criar outra conta salário, fechando a antiga. Abaixo, saiba mais um pouco sobre esta situação.

Outra empresa pode depositar na minha conta salário?

Muitas pessoas, quando entram em uma empresa, ainda não possuem uma conta bancária ou não possuem uma no banco em que o empregador realiza os seus pagamentos. Comumente, as empresas preferem que os seus funcionários abram uma conta no banco com o qual tem um contrato de serviços, para que assim não paguem taxas referentes às transferências, possam realizar as operações com mais facilidade, etc. E, para que todos os funcionários possam abrir estas contas com facilidade, mesmo aqueles que possuam nome sujo, as empresas requerem a abertura de uma conta salário, que é uma conta simples e com limitações.

Assim, para que possa abrir uma conta salário, é preciso que o empregador realize um requerimento ao banco, seja por meio de uma carta ou outra forma de contato. Desta forma, basta que o funcionário vá até o banco, portando este requerimento, e leve também os seus documentos para que a conta seja aberta.

A conta salário, como o nome sugere, possui um objetivo muito específico, que é o recebimento do salário. Também, pode-se receber 13º, pensão, participação nos lucros, dentre outros valores. Assim, como esta conta possui um propósito claro, ela só pode receber depósitos feitos pelo empregador responsável pela conta, ou seja, que solicitou a abertura desta. Com esta limitação, nenhuma outra pessoa, seja física ou jurídica, está autorizado em realizar créditos nesta conta.

Saiba mais sobre a conta salário
A conta salário só pode receber depósitos do empregador responsável por ela.

Por isto, caso um indivíduo saia da empresa responsável pela sua conta salário, ele não pode continuar a utilizar esta conta para receber salários de outro empregador. Será preciso tornar a conta salário em uma conta corrente, ou encerrá-la e abrir outra, com o requerimento deste outro empregador.

Quais as funcionalidades da conta salário?

Como falado, a conta salário é muito limitada, pois ela possui um propósito muito simples, de receber apenas o salário. Porém, para que o titular da conta possa retirar o seu dinheiro e consultar o saldo existente na conta, é permitido realizar até cinco saques, pelo menos dois extratos contendo toda a movimentação da conta nos últimos trinta dias, obter duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento e ainda uma cartão magnético.

Também, caso não queira utilizar a conta salário para realizar o saque, é possível solicitar a transferência do salário para outra conta, por meio da portabilidade. Este é um serviço que realiza a transferência automática, todos os meses, e que é gratuito.

1 comentário em “Mudei de Empresa, Posso Usar a Mesma Conta Salário?”

  1. Eu estava estagiando em uma instituição Federal, solicitei o meu desligamento por motivos que eu consegui um outro trabalho, a instituição antes de me desligar teve que me dá os meus dias de férias que eu tenho direito, no caso 21 dias, estou usando as minhas férias e já ingressei na outra empresa, mas no caso, os dois usam o mesmo banco para pagar os funcionários, eu ainda tenho pagamento para cair no mês que vem da instituição que eu estava estagiando é também no mês que vem já irá cair o meu primeiro salário da empresa nova, agora quero saber como vai ser, se eu vou ter duas contas salário no mesmo banco, ou a empresa irá consegui utilizar a minha conta salário já existente é funcional.

    Responder

Deixe um comentário