O Que Acontece com a Conta Salário Não Encerrada?

Certas empresas, quando contratam um novo funcionário, solicitam que este realize a abertura de uma conta salário. E, para que estes indivíduos consigam abrir as contas salário, é preciso que as empresas possuam um convênio com algum banco, para que, assim, possam ser responsáveis pela abertura das contas. Comumente, as empresas optam por abrir contas salário para que, por meio destas, possam realizar o pagamento dos seus funcionários de forma mais barata, rápida e prática. Em relação aos custos das operações de pagamento, feitas por transferências, estes diminuem, devido ao convênio. Como as transferências são feitas para o mesmo banco, não há tarifas.

As contas salário são limitadas, permitindo apenas algumas operações. E, a limitação também inclui que apenas os responsáveis pelas contas, ou seja os empregadores, podem realizar depósitos bancários nesta. Logo, a conta salário não pode ser utilizada para que o seu titular receba o pagamento de outras empresas. Por isto, quando o profissional sai da empresa na qual trabalhava, é preciso que a conta salário seja encerrada, pois ela não será mais movimentada.

A responsabilidade de encerramento da conta salário é do próprio empregador, visto que foi ele quem solicitou a sua abertura e é responsável por ela. Porém, é preciso que o funcionário verifique, atentamente, se a conta realmente foi encerrada. Isso porque, em alguns casos, o banco pode não encerrar a conta automaticamente, transformando-a em uma conta corrente simples e realizando a cobrança de tarifas. Abaixo, saiba mais sobre este assunto e o que pode ocorrer com as contas salário não encerradas.

Conta salário não encerrada

Como mencionado, as contas salário são abertas por meio de uma solicitação do empregador. Não é possível que uma pessoa abra a conta salário por inciativa própria, pois é preciso que a empresa realize requira esta abertura ao banco, visto que ela será a responsável pela conta. E, ainda, este empregador será o único permitido a realizar depósitos na conta salário do seu funcionário. Logo, esta conta não pode ser utilizada para receber créditos de quaisquer outras pessoas.

Desta forma, como a conta salário é limitada quanto à sua utilização, não é possível que ela seja utilizada para quaisquer outros fins que não sejam o recebimento do salário, dentre outros valores referentes aos funcionários. E, pela limitação quanto aos depósitos, também não é possível que ela seja usada para receber pagamentos de outras empresas. Assim, quando um indivíduo sai da empresa responsável pela sua conta salário, esta não terá qualquer uso para ele, e deve ser encerrada.

A conta salário que não foi encerrada pode sofrer a cobrança de tarifas.

Como a abertura da conta é solicitada pela empresa empregadora, ela também torna-se responsável pelo encerramento desta. Comumente, o cancelamento da conta realmente é feito, mas é importante que os funcionários, titulares da conta, se atentem à esta questão, para que não sejam prejudicados. Nos casos mais comuns, mesmo que as empresas não encerrem a conta salário de seus funcionários, elas são canceladas pelos próprios bancos após estes detectarem uma inatividade de seis meses. Após três meses de inatividade, os titulares recebem uma notificação, para que possam impedir este encerramento, caso assim desejem.

Porém, em algumas situações, os bancos podem transformar a conta salário em uma conta corrente comum, visto que o titular da conta não possui mais vínculo com a empresa responsável pelo convênio com o banco. E, quando isto acontece, os clientes passam a sofrer a cobrança de tarifas de manutenção da conta, o que pode gerar uma dívida alta, caso a situação não seja resolvida.

Desta forma, a conta salário não encerrada pode ter dois destinos. O primeiro seria o seu encerramento, após seis meses, por parte do banco. E, o segundo, é a sua transformação em conta corrente e, consequentemente, a cobrança de tarifas. Para evitar a cobrança de tarifas, o ideal é que o profissional vá atrás do cancelamento da conta salário assim que rescindir o contrato com a empresa responsável por ela.

Deixe um comentário