Muitas pessoas optam por realizarem a portabilidade de salário, quando os seus empregadores solicitam a abertura da conta salário. Este é um serviço gratuito, que possibilita a transferência automática do salário do funcionário para a conta de sua escolha, mesmo que esta seja em outra instituição. Desta forma, é possível que o indivíduo receba o seu dinheiro o no mesmo dia em que ele é depositado pelo empregador, em outra conta, sem quaisquer tarifas. E, muitos optam por este serviço de portabilidade devido às limitações que as contas salário possuem.
As contas salários possuem uma função muito bem definida, que é o recebimento de salário, pensões, aposentadorias, participação nos lucros, dentre outros benefícios que são pagos aos funcionários, como o auxílio-transporte. Por isto, as funcionalidades desta modalidade de conta são limitadas, permitindo apenas algumas movimentações mensais básicas, que proporcionam o uso do dinheiro.
Nas contas salário, é possível realizar até duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento, retirar dois extratos contendo toda a movimentação dos últimos trinta dias, a manutenção da conta e ainda obter um cartão magnético. Em relação aos saques, pode-se realizar até cinco saques, por cada evento de crédito. Abaixo, saiba mais acerca das funcionalidades da conta salário.
Funcionalidades da conta salário
Como falamos acima, muitas pessoas sentem-se incomodadas com as limitações da conta salário. Esta não é uma conta semelhante à poupança, corrente ou de pagamento, visto que ela possui um objetivo muito claro, que é de receber os pagamentos dos funcionários, incluindo salários, pensões, aposentadorias, participação nos lucros, dentre outros valores. Logo, ela não terá, também, as mesmas funcionalidades que as outras modalidades de contas mencionadas.
Por isto, muitos que possuem a conta salário optam por realizar a portabilidade de salário, transferindo o dinheiro automaticamente, para outra conta de sua escolha, na qual poderá fazer as movimentações que preferir. Porém, os indivíduos que não desejarem realizar a portabilidade, seja por não possuírem outra conta ou por simplesmente não quererem adotar este serviço, podem utilizar os saques gratuitos da conta salário para retirarem os valores.
Os bancos são obrigados a disponibilizarem aos usuários da conta salário até cinco saques, a cada salário, gratuitos, para que os funcionários possam retirar o seu dinheiro com toda a liberdade possível. Ademais, também é possível realizar a manutenção da conta, duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento ou diretamente nos guichês de caixa e retirar dois extratos com a movimentação da conta nos últimos trinta dias, por meio dos terminais de autoatendimento ou diretamente nos guichês de caixa. Além disso, os titulares das contas salário também recebem um cartão magnético, a não ser se for preciso uma segunda via para reposição, em caso de perda, roubo ou dano.
Como abrir uma conta salário?
Para abrir uma conta salário, é preciso trabalhar em uma empresa que possua um convênio com uma instituição bancária. Isto porque não é permitido abrir uma conta salário de forma independente, sem que tenha a solicitação do empregador. Desta forma, para a abertura, é necessário levar ao banco indicado pela empresa a carta de solicitação do banco, juntamente com alguns dos seus documentos pessoais, como identidade, comprovante de endereço, etc.
A abertura de uma conta salário por parte dos funcionários é algo preferível por muitas empresas pois isto possibilita que elas realizem o pagamento dos funcionários de forma mais rápida, possivelmente automatizada, e com a cobrança de menos tarifas. Caso as empresas realizassem transferências para cada funcionário, em diferentes contas e bancos, seriam cobradas tarifas altos, algo prejudicial e custoso.
Porém, não se preocupe, pois, como mencionado, não há quaisquer cobranças de tarifas para os titulares das contas salário, já que a decisão quanto a abertura desta é relativa aos empregadores.